SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue51Professional learning in a practicum with toddlers: representativeness and meaning of pedagogical dimensions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia  and  FORMOSINHO, João. A formação como pedagogia da relação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.19-28. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p19-28.

Este artigo apresenta a interatividade entre a pedagogia da infância e a pedagogia da formação de professores de educação infantil, focando-se nas perspetivas participativas para formar adultos e educar crianças. Comparam-se os papéis da mediação pedagógica ao nível da formação inicial e da formação em contexto ouvindo os atores centrais - formandos e formadores. Apresenta-se toda a formação como uma pedagogia da relação no âmbito de uma teoria do desenvolvimento humano.

Keywords : Formação Inicial; Formação em Contexto; Mediação Pedagógica; Pedagogia da Relação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )