SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número51A formação como pedagogia da relaçãoPedagogo generalista: professor de educação infantil: implicações e desafios da formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

ARAUJO, Sara Barros. Aprendizagem profissional no estágio em creche: representatividade e significado atribuído a dimensões da pedagogia. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.29-44. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p29-44.

A formação profissional de educadores(as) de infância para o trabalho em creche tem sido reconhecida como influente na qualificação destes serviços, embora seja frequentemente caracterizada como insuficiente e/ou desajustada às necessidades associadas ao perfil e respetivas funções profissionais. O presente estudo situase na formação inicial de educadores(as) de infância, pretendendo analisar a representatividade e significado atribuído a dimensões pedagógicas na aprendizagem profissional no âmbito do estágio em creche. Dados oriundos de 41 relatórios de estágio foram sujeitos a análise dedutiva, com base em dimensões da pedagogia identificadas na literatura. Os resultados evidenciaram seis dimensões com maior representatividade e significado nos relatos das estagiárias: experimentação de atividades [propostas pelo adulto], observação da criança e dos seus contextos proximais, organização de espaços e materiais, organização do tempo, interação adulto-criança e envolvimento das famílias. Adiantam-se algumas implicações ao nível dos processos de formação, com incidência na experiência formativa em contexto de estágio em creche.

Palavras-chave : Creche; Estágio; Aprendizagem Profissional; Dimensões Pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )