SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número51Aprendizagem profissional no estágio em creche: representatividade e significado atribuído a dimensões da pedagogia.Formação inicial para a docência na educação infantil: indicadores da produção acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; CANCIAN, Viviane Ache  e  WESHENFELDER, Noeli Valentina. Pedagogo generalista: professor de educação infantil: implicações e desafios da formação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.45-67. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p45-67.

O curso de Pedagogia vem ampliando seu espectro formativo nos últimos 30 anos. Da formação de especialistas para as escolas e o sistema educacional, aderiu à formação do pedagogo generalista e licenciado para o magistério nos Anos Iniciais, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. A mudança da exigência de habilitação de professores do Ensino Médio para o Ensino Superior e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) com ênfase na docência não acompanharam necessidades de aprofundamento de formação docente. Este artigo propõe analisar as DCNP e as diretrizes de formação de professores, e a formação generalista do pedagogo licenciado em Pedagogia, em relação às capacidades profissionais exigidas do docente da Educação Infantil, definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI). A metodologia baseia-se na análise de conteúdo dos documentos legais balizadores da formação docente e da Educação Infantil. Observou-se que essas diretrizes, com suas múltiplas funcionalidades, não têm atendido às expectativas que as DCNEI apontam para o exercício qualificado da docência em creche e pré-escola

Palavras-chave : Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Educação Infantil; Docência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )