SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número51Pedagogo generalista: professor de educação infantil: implicações e desafios da formaçãoLiderança de um contexto educacional em mudança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

COCO, Valdete; VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade  e  GIESEN, Karina de Fátima. Formação inicial para a docência na educação infantil: indicadores da produção acadêmica. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.69-84. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p69-84.

Este texto discute a formação inicial para a docência na Educação Infantil, com o objetivo de analisar indicadores decorrentes de produções acadêmicas recentes sobre a temática. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, o presente estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Para a produção de dados, optou-se por procedimento de levantamento bibliográfico em periódicos nacionais. A sistematização dos resultados constituiu-se por apuração de dados quantitativos e análise dos enunciados expressos nos artigos selecionados. Essa interlocução evidenciou a relevância da dimensão pessoal na formação para a profissão docente, com destaque para a necessidade de parceria entre docentes da graduação e os estudantes e para a discussão dos desafios vinculados às políticas de reconhecimento e valorização do professor, explicitando a complexidade dos processos de formação docente.

Palavras-chave : Formação Inicial; Docência; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )