SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número51Formação inicial para a docência na educação infantil: indicadores da produção acadêmicaPrograma Effective Early Learning (EEL): uma abordagem praxeológica e participativa para avaliar e melhorar a qualidade na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

PINAZZA, Mônica Appezzato. Liderança de um contexto educacional em mudança. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.85-103. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p85-103.

A formação contínua em contextos integrados representou a ação e o objeto da pesquisa em uma investigação-ação em um centro de educação infantil público do município de São Paulo. O programa formativo, pautado na inquirição de práticas, implicou ações supervisoras realizadas pelas lideranças formais (diretora e coordenadora pedagógica), apoiadas pela pesquisadora, adotando como gramática pedagógica a Pedagogia-em- Participação. Um propósito da pesquisa foi identificar as atuações individuais e conjuntas da diretora e da coordenadora pedagógica, o estilo de liderança e o tipo de envolvimento de ambas com a formação. Recorreu-se à análise de conteúdo de depoimentos de treze professoras, da diretora, da coordenadora pedagógica e de três supervisoras escolares a entrevistas. A pesquisa revelou o papel fundamental das lideranças formais na formação, promovendo e apoiando ações interativas num ambiente de aprendizagens. Houve o estabelecimento de uma liderança partilhada pela diretora e coordenadora pedagógica, baseada no alinhamento de princípios, crenças e valores.

Palavras-chave : Liderança; Educação de Professores em Contexto; Educação Infantil; Supervisão de Práticas; Desenvolvimento Organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )