SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número51Liderança de um contexto educacional em mudançaPrática, biografia e construções teóricas em educação infantil: um currículo brincante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

PASCAL, Chris  e  BERTRAM, Tony. Programa Effective Early Learning (EEL): uma abordagem praxeológica e participativa para avaliar e melhorar a qualidade na educação infantil. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.105-120. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p105-120.

Este artigo reconhece a importância de proporcionar uma educação inicial de alta qualidade a crianças pequenas visando à promoção de resultados positivos a longo prazo que favoreçam a mobilidade social para os menos favorecidos. Oferece uma estratégia para melhorar a qualidade pedagógica em ambientes da primeira infância no mundo todo, em situações em que a qualidade permanece baixa para muitas crianças, e estabelece um modelo praxeológico alternativo de avaliação e melhoria de qualidade democrático, participativo, inclusivo e culturalmente sensível, ao invés de universalizado e pautado em referências métricas. O programa de avaliação e melhoria da qualidade da Aprendizagem Precoce Efetiva (Effective Early Learning - EEL) adota essa abordagem participativa, sendo um sucesso a sua implementação no Reino Unido, em Portugal e na Holanda, com evidências de seu impacto no aprimoramento do bem-estar das crianças, envolvimento infantil e disposições infantis para aprender através da melhoria da qualidade dos processos pedagógicos e da promoção de contexto educativo propício em que estes ocorrem.

Palavras-chave : Qualidade Pedagógica; Produções Infantis; Avaliação Participativa; Abordagens Praxeológicas; Bem-Estar Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )