SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número51Programa Effective Early Learning (EEL): uma abordagem praxeológica e participativa para avaliar e melhorar a qualidade na educação infantilOs fazeres de bebês e suas professoras na organização pedagógica centrada na criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

CONCEICAO, Ana Paula  e  MACEDO, Roberto Sidnei. Prática, biografia e construções teóricas em educação infantil: um currículo brincante. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.121-132. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p121-132.

O presente artigo argumenta sobre o entretecimento num contexto de Educação Infantil entre práxis, biografia, pesquisa e construção teórica. Abordando a brincadeira como mediação e experiência em Educação Infantil, o texto faz com que esses entretecimentos ofereçam pautas reflexivas sobre o que denominamos de um currículo brincante. Nessa itinerância biográfica, teórica e heurística, a argumentação engendrada vai explicitando como a brincadeira no currículo da educação de crianças qualifica de maneira significativa esta educação, ampliando suas ressonâncias para a formação da infância, como uma condição própria dessa fase de desenvolvimento. É com esse conjunto de argumentos que o artigo explicita conclusivamente sobre a necessidade de se pensar e praticar currículos “brincantes” em Educação Infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Brincadeira; Currículo Brincante.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )