SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número51Práctica, biografía y construcciones teóricas en educación infantil: un currículo basado en juegosFormación en redes de composiciones curricular con niños en las clases de filosofía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Os fazeres de bebês e suas professoras na organização pedagógica centrada na criança. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.133-144. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p133-144.

O presente estudo busca captar o ponto de vista de bebês sobre a organização das práticas educativas, explorando suas possibilidades expressivas não verbais, em situações cotidianas da Educação Infantil. Participaram da pesquisa duas professoras, seis Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e 31 crianças de ambos os sexos, com idades entre 08 e 16 meses, integrantes de dois Centros Municipais de Educação Infantil da cidade do Recife-PE. Foram realizadas 38 sessões de filmagem durante três meses. Os dados foram produzidos por meio da análise microgenética, em que cada sessão foi observada atentamente a fim de serem recortados e descritos episódios interacionais. Olhar para o bebê no contexto da Educação Infantil e ouvi-lo em seus interesses viabilizou a captura e a compreensão de seu ponto de vista como elemento que balizou a construção de um trabalho pedagógico a partir das competências sociocomunicativas que seu comportamento interativo pôde desvelar em parceria com suas professoras.

Palabras clave : Bebês; Práticas Pedagógicas; Educação Infantil; Relações entre Pares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )