SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número51Os fazeres de bebês e suas professoras na organização pedagógica centrada na criançaPesquisas com crianças em contextos da Amazônia: o locus e temáticas dos estudos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

NUNES, Kezia Rodrigues  e  FERRACO, Carlos Eduardo. Formação em redes de composições curriculares com crianças: encontros filosóficos. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.145-159. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p145-159.

Objetiva dar visibilidade às conversas com as crianças e ampliar sentidos de currículo e formação de professores(as) na Educação Infantil, motivados pela intenção de valorizar suas experiências e desejos no presente. Utiliza a pesquisa com o cotidiano por compreender a potencialidade de seus aspectos formativos para os sujeitos das escolas e das universidades na ampliação de saberes e fazeres promovida em sua relação colaborativa de autoridade partilhada. A pesquisa foi realizada no contexto das aulas de Filosofia em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Cariacica-ES, com crianças entre quatro e cincos anos de idade. Diferentemente do que buscam as orientações do governo atual, ao propor uniformizar uma orientação comum curricular, as redes de conhecimentos, experiências, linguagens, afecções, saberes, fazeres da escola e da vida inventadas no cotidiano escolar, em atenção aos seus sujeitos, são importante estratégia para a renovação dos currículos e dos processos de formação de professores(as) nos seus espaços-tempos de produção cotidiana.

Palavras-chave : Formação; Currículo; Crianças; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )