SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número51Formação em redes de composições curriculares com crianças: encontros filosóficosJustiça na escola: conflitos escolares na infância através da educação intercultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SANTOS, Tânia Regina Lobato dos  e  OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Pesquisas com crianças em contextos da Amazônia: o locus e temáticas dos estudos. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.161-178. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p161-178.

O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa com crianças no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As produções analisadas, no período de 2007 a 2015, são com as crianças, considerando serem as mesmas sujeitos das investigações. A questão investigada é: quais locus, estratégias metodológicas e principais temáticas estão sendo analisadas nas pesquisas com crianças realizadas pelos mestrandos do PPGED-UEPA no contexto amazônico? Consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental e um estado de conhecimento. Na análise dos dados foram construídas categorias temáticas. Os principais referenciais teóricos são: Oliveira e Teixeira (2010); Sarmento (2005); Corsaro (2011); Kramer e Santos (2011). Entre as temáticas destacam-se: as vivências lúdicas por meio de brinquedos e brincadeiras, saberes e dizeres das crianças sobre infância e escola e representações sociais sobre a creche e a escola.

Palavras-chave : Pesquisa com Crianças; Estado de Conhecimento; Pós-Graduação em Educação da UEPA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )