SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue51The audio description and the theatrical mediation: the word and the play dialoguing with the scenePopular participation, power and citizenship education: a pedagogical-political study of the participatory budget author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

HENRIQUES, António. Modernidade pedagógica, transmissão da herança cultural e produção da identidade nacional: a emergência da educação para o patrimônio na reforma do ensino secundário em Portugal (1894-1895). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.233-249. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p233-249.

O texto analisa como a mais sistemática e informada reforma do ensino secundário no século XIX em Portugal, datada de 1894-1895, configura os valores preponderantes para reconhecer a herança cultural do país e dessa forma inscrever duradouramente no currículo da educação pública a questão do patrimônio como fator estruturante da consolidação do Estado-nação. A reforma que leva o nome do principal político, pedagogo e investigador que nela participa, Jaime Moniz, atualiza o sistema português de ensino de acordo com as experiências internacionais, marcando um momento fundador da educação comparada e o ponto de adesão a uma pedagogia de âmbito universal. Tal como nas experiências pedagógicas de outros países, o alcance da instrução secundária joga-se, então, na formação de uma classe média com um conhecimento geral que serve de âncora para os estudos superiores e constitui o ponto comum da mentalidade nacional, da formação do espírito público e da união moral da nação.

Keywords : Jaime Moniz; Instrução Secundária; Herança Cultural; Monumentos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )