SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue51Pedagogical modernity, transmission of cultural heritage and production of national identity: the emergence of a heritageoriented teaching in the reform of secondary education in Portugal (1894-1895) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

STRECK, Danilo Romeu. Participação popular, poder e formação da cidadania: um estudo político-pedagógico do orçamento participativo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.51, pp.251-263. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p251-263.

O artigo analisa a relação entre participação popular, poder e cidadania a partir de estudo sobre o orçamento participativo no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O argumento central é que a participação na definição de projetos e prioridades é uma prática social privilegiada de formação da cidadania. O estudo está baseado numa metodologia participativa, tendo como princípio o diálogo com os diversos setores envolvidos. Como conclusão, aponta-se o potencial político-pedagógico do orçamento participativo através da leitura coletiva da realidade, e a importância de espaços públicos de discussão para a reconstrução de relações de poder.

Keywords : Orçamento Participativo; Poder; Participação; Pedagogia do Poder.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )