SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número52ECOSOCIOECONOMÍAS: UN CONCEPTO EN CONSTRUCCIÓNMUSEO VIRTUAL QUILOMBO CABULA: EDUCACIÓN DIALOGICA PARA EL TURISMO DE BASE COMUNITARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

ZDEPSKI, Fabiola Bevervanço; GRIMM, Isabel Jurema  y  PROCOPIUCK, Mario. APRENDIZAGEM EXPANSIVA E ECOSSOCIOECONOMIAS NA PRÁTICA ARTESANAL DA FEIRA DE ARTE E ARTESANATO DO LARGO DA ORDEM EM CURITIBA-PR. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.52, pp.26-43.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p26-43.

O avanço em perspectivas teóricas e metodológicas para inovar as bases de desenvolvimento sustentável lança desafios ao associar estratégias de aprendizagem, capacidade de agência para incorporar valor em processos criativos e princípios de ecodesenvolvimento. O objetivo do presente artigo é avaliar mudanças em práticas na tomada de consciência individual associada a questões socioambientais em experiências ecossocioeconômicas em atividades de artesanato em um arranjo socioprodutivo representado por uma feira urbana curitibana. A investigação tem natureza qualitativa e utiliza narrativas para levantamento de dados e informações empíricas. Os resultados indicam que é possível ampliar a base teórico-conceitual da ecossocioeconomia ao associá-la com aprendizagem expansiva; o artesanato contribui para o comprometimento do sujeito-artesão com o contexto socioambiental em que está implexo; e que as feiras urbanas são lócus privilegiado para a emergência de ciclos de aprendizagem expansiva e para elevar o potencial artístico e o valor do artesanato.

Palabras clave : Aprendizagem expansiva; Teoria da atividade; Ecossocioeconomia; Arranjos socioprodutivos; Ecodesenvolvimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )