SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue52VIRTUAL MUSEUM QUILOMBO CABULA: DIALOGIC EDUCATION FOR COMMUNITY-BASED TOURISMEDUCATION FOR ECO-DEVELOPMENT ON PRIMARY SCHOOL EDUCATION BY THE PERSPECTIVE OF ECOSOCIOECONOMY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

GOBBO, Giovanna Del; NUNES, Eduardo José Fernandes  and  MORAIS, Anaie Leite Silva. CÍRCULO DE ESTUDOS, OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO E TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.52, pp.60-71.  Epub July 02, 2019. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p60-71.

Este trabalho discute metodologias participativas educacionais em dois países, Itália e Brasil, articuladas com as teorias sobre desenvolvimento local. Tanto o projeto do Círculo de Estudos (CE) na Itália quanto o Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal (OBEJA) e o Turismo de Base Comunitária (TBC no Cabula), na Bahia, Brasil, utilizam-se de metodologias que integram estratégias de intervenção social local, tendo como princípios o diálogo com a sustentabilidade, ação pública e a ação dos cidadãos. Na Itália, a Universidade de Florença, em parceria com o Centro de Educação Profissional na cidade de Gorizia, com financiamento da União Europeia, desenvolveu Círculos de Estudos com diferentes agentes sociais locais buscando estratégias de desenvolvimento local. No Brasil, na região do SISAL e na localidade do antigo quilombo Cabula Salvador, respectivamente o OBEJA e as intervenções do TBC em bairros populares, onde está inserida a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), reacende perspectivas também para novos projetos de desenvolvimento local. Essas expreriências serão analisadas a partir de suas abordagens metodológicas e de suas ações para recuperar os conhecimentos e saberes de grupos sociais e a possibilidade de eles criarem seus próprios caminhos com autonomia e autogestão de seus ecossocioempreendimentos.

Keywords : Círculo de estudos; Observatório de educação; Turismo de base comunitária; Desenvolvimento local; Metodologias participativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )