SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número52EDUCAÇÃO PARA O ECODESENVOLVIMENTO NO ENSINO BÁSICO SOB A PERSPECTIVA DA ECOSSOCIOECONOMIAIMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO TURISMO NA ILHA GRANDE-RJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

CORIOLANO, Luzia Neide  e  PEREIRA, Maria Fernanda S.. TURISMO COMUNITÁRIO NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO À ESCALA HUMANA EM ICAPUÍ, CEARÁ. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.52, pp.89-100.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p89-100.

Esta pesquisa investiga o turismo nas comunidades de Ponta Grossa, Redonda, Requenguela e Tremembé, no município de Icapuí-CE, com histórico de participação popular e elevado nível de politização. São comunidades tradicionais que produzem artesanalmente embarcações e artefatos de pesca, utensílios que famílias utilizam no litoral, e desenvolvem turismo alternativo. Constituídas de grupos de pescadores de lagosta que enfrentam o desafio de fiscalização do litoral para evitar a pesca predatória, destacam-se pelas belezas naturais, patrimônio histórico e cultural, assim, o lugar recebe fluxos de turistas de vários lugares. Busca-se compreender transformações das comunidades de Ponta Grossa, Redonda, Requenguela e Tremembé com a chegada da atividade turística que transforma as comunidades, ao passarem a ser núcleos receptores do turismo, áreas de segundas residências, com implicações no desenvolvimento socioespacial de Icapuí. Observa-se que, apesar de as comunidades sentirem-se excluídas de ações políticas municipais, mantêm-se organizadas e produtivas.

Palavras-chave : Comunidades; Turismo; Sustentabilidade; Desenvolvimento local; Desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )