SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número52TURISMO COMUNITÁRIO NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO À ESCALA HUMANA EM ICAPUÍ, CEARÁINFÂNCIA NO CONTEXTO PRISIONAL: REFLEXÕES SOBRE PROCESSOS EDUCATIVOS E DIGNIDADE HUMANA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

COITINHO, Gercton Bernardo; MIRANDA, Maria Geralda de  e  FRIEDE, Reis. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO TURISMO NA ILHA GRANDE-RJ. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.52, pp.101-121.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p101-121.

O turismo se desenvolve em ritmo acelerado na Ilha Grande desde os anos 1980, desencadeando impactos econômicos, sociais e ambientais. Através de pesquisa bibliográfica e documental, associada a entrevistas estruturadas com os habitantes locais, fez-se uma primeira análise desses impactos, focando nos aspectos socioambientais. Observa-se descompasso entre o número crescente de turistas e a evolução da infraestrutura para suportar tal afluxo sem ocasionar impactos ambientais negativos, assim como insipiente educação ambiental e baixo grau associativo dos ilhéus e, ainda, ocorrência de choques culturais advindos da interação entre os locais e os turistas devido às suas diferenças. É positivo gerar um processo que empodere os ilhéus, tornando-os protagonistas deste processo que envolve o desenvolvimento e a manutenção de infraestrutura, efetiva educação ambiental e capacitação da população de modo a permitir interação com outras culturas sem perda de autenticidade.

Palavras-chave : Turismo; Impactos sociais; Impactos ambientais; Desenvolvimento local.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )