SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número52INFANCIA EN EL CONTEXTO PRISIONERO: REFLEXIONES SOBRE PROCESOS EDUCATIVOS Y DIGNIDAD HUMANA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SODRE, Liana Gonçalves Pontes  y  SANTANA, Djanira Ribeiro. POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTUDOS SOBRE O ESPAÇO FÍSICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.52, pp.139-154.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p139-154.

O estudo se propôs a analisar o que indicam os documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC) que abordam a questão do espaço físico para as instituições de Educação Infantil, bem como verificar como as questões referentes à infraestrutura vêm sendo estudadas. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico (estado da arte) no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com os seguintes descritores: educação infantil, espaço físico, organização do espaço e ambiente. Os 11 estudos encontrados indicam que as recomendações do MEC continuam sendo ignoradas tanto pelo poder público, que não assegura infraestrutura adequada para as creches e pré-escolas, quanto pelas próprias instituições, que não buscam organizar esses espaços conforme as necessidades das crianças. Cinco estudos mostram ainda que as crianças podem contribuir para análises e sugestões sobre o espaço físico.

Palabras clave : Educação infantil; Políticas públicas; Infraestrutura; Pesquisas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )