SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53A REESTRUTURAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA NOVA GESTÃO PÚBLICA NA AMÉRICA LATINAA AGENDA EDUCATIVA GLOBAL E SEU IMPACTO NA EQUIDADE: O CASO DA ESPANHA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

VERGER, Antoni; PARCERISA, Lluís  e  FONTDEVILA, Clara. CRESCIMENTO E DISSEMINAÇÃO DE AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E DE RESPONSABILIZAÇÕES BASEADAS EM TESTES: UMA SOCIOLOGIA POLÍTICA DAS REFORMAS EDUCACIONAIS GLOBAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.53, pp.60-82.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p60-82.

O Movimento de Reforma Educacional Global (Global Education Reform Movement - GERM) está se expandindo internacionalmente e alcançando países que aparentavam ser imunes a essa abordagem de reforma educacional até muito recentemente. Assim, os sistemas educacionais do mundo têm sido cada vez mais articulados em torno de três princípios políticos principais, a saber: responsabilização, padrões e descentralização. As avaliações nacionais em larga escala (National large-scale assessments - NLSAs) são um componente central do GERM; essas avaliações têm sido cada vez mais usadas para fins de responsabilização, bem como para garantir que as escolas alcancem e promovam padrões de aprendizado centralmente definidos e avaliáveis. Neste artigo, testamos essas premissas com base em um banco de dados novo e original sobre NLSAs, bem como em dados provenientes dos questionários do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Programme for International Students Assessment - PISA). Também discutimos como diferentes teorias sobre a disseminação/globalização de políticas explicam a disseminação internacional das NLSAs e da responsabilização baseada em testes em todo o mundo, além de refletirmos sobre o potencial de uma abordagem de sociologia política para analisar esse fenômeno globalizante.

Palavras-chave : Testes padronizados; Avaliação educacional; Responsabilização baseada em testes; Instrumentos de política; Política educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )