SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53POLÍTICAS PÚBLICAS Y FORMAS DE GESTIÓN ESCOLAR: RELACIONES ESCUELA-ESTADO Y ESCUELA-COMUNIDADPRÁCTICA DOCENTE EN ESCUELAS QUILOMBOLAS COMUNIDADES: LA ACCIÓN POSITIVA EN VISTA DE EDUCACIÓN Y DIVERSIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

FERREIRA, Ruttany de Souza Alves; RODRIGUES, Cibele Maria Lima  y  OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de. PROJETO ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA-PB: CONTEXTOS E PRÁTICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.53, pp.170-185.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p170-185.

O presente artigo objetiva analisar o contexto de implantação do Projeto “Escola de Tempo Integral” em uma escola de ensino fundamental na cidade de João Pessoa-PB, assim como compreender como esta política é efetivada na prática em uma escola de ensino fundamental (anos iniciais) da rede municipal. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações. Como principais resultados encontrou-se que o modelo adotado em João Pessoa está centrado na ampliação do tempo, na perspectiva do aluno em tempo integral. O Projeto em tela possui visíveis influências do Programa Mais Educação. Na prática, a extensão da carga horária está atrelada à proteção social. Também se organiza a partir do discurso das avaliações padronizadas ao reforçar o estudo dos conteúdos curriculares de português e matemática, visando elevar as médias nas referidas disciplinas. Além disso, a Secretaria possui um sistema próprio de avaliação que segue a mesma lógica - o chamado Programa Escola Nota 10. Os sujeitos que desempenham funções docentes, em especial as professoras e tutoras, são cobrados para que as crianças atinjam o desempenho necessário a fim de ganhar a premiação do Programa Escola Nota 10. Desse modo, o trabalho da instituição gira em torno das normas de tal Programa.

Palabras clave : Política educacional; Ampliação da jornada escolar; Qualidade da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )