SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue53SCHOOL PROJECT IN COMPREHENSIVE TIME IN THE MUNICIPALITY OF JOÃO PESSOA-PB: CONTEXTS AND PRACTICESTATE OF KNOLEDGE ON GENDER ISSUES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

MENEZES, Dalva de Araújo; MARTINS, Pura Lúcia Oliver  and  ROMANOWSKI, Joana Paulin. PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: AÇÕES AFIRMATIVAS NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.53, pp.187-202.  Epub July 04, 2019. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p187-202.

Este artigo focaliza a prática pedagógica dos professores que atuam em escolas de comunidades quilombola. Toma como ponto de partida uma pesquisa realizada em escolas quilombolas situadas nos estados do Maranhão e do Piauí. A questão orientadora do estudo se expressa como: As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores das Comunidades Quilombolas expressam a articulação com essas comunidades com o movimento da educação e diversidade? Para a realização do estudo foi definido como objetivo geral analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores das escolas em Comunidades Quilombolas, tendo em vista compreender essa prática na relação com os pressupostos da didática, considerando o contexto do movimento de educação e diversidade e as diretrizes da educação quilombola. A metodologia de abordagem qualitativa envolveu 11 professores em entrevistas, grupo focal, observação participante e análise documental. Nessas escolas a prática docente busca se aproximar da cultura das comunidades em que se situam e contém elementos didáticos recomendados nas diretrizes, ou seja, o estabelecimento de relação entre o conhecimento escolar e a cultura quilombola, ainda que em atividades eventuais que estão se inserindo no projeto pedagógico das escolas.

Keywords : Prática pedagógica; Educação quilombola; Diretrizes para educação quilombola; Educação e diversidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )