SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue53PEDAGOGICAL PRACTICE IN SCHOOLS OF KILOMBOLAS COMMUNITIES: AFFIRMATIVE ACTIONS IN THE PERSPECTIVE OF EDUCATION AND DIVERSITYADOLESCENTS PUPILS’ CULTURE OF HIGH SCHOOL: DYNAMICS AND CONTEXTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CAVALCANTI, Fernanda Carvalho  and  GURGEL, Paulo Roberto Holanda. ESTADO DO CONHECIMENTO DE QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.53, pp.203-219.  Epub July 04, 2019. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p203-219.

O objetivo deste artigo é analisar estudos realizados sobre questões de gênero na Educação Infantil no período de 2010 a 2015. Dissertações e teses sobre a temática foram selecionadas e, posteriormente, organizadas em quatro categorias: gênero e as representações e discursos de professoras e de professores da Educação Infantil; gênero e o professor da Educação Infantil; gênero e a educação de meninos e de meninas na Educação Infantil; gênero associado ao embelezamento na Educação Infantil. As fontes utilizadas foram relatórios de pesquisa disponíveis no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conforme critérios estabelecidos, 20 trabalhos foram selecionados: quatro teses e 16 dissertações. As análises indicam escassez de pesquisas sobre a temática além da necessidade de um olhar para a formação de professoras e de professores, assim como a formulação de políticas públicas para a superação das desigualdades e estereótipos de gênero em todas as relações que se estabelecem no âmbito da Educação Infantil.

Keywords : Educação infantil; Gênero; Teses; Dissertações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )