SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53ESTADO DEL CONOCIMIENTO DE CUESTIONES DE GÉNERO EN LA EDUCACIÓN INFANTILAL “FILO DE LA NAVAJA”: PROYECTOS DE FUTURO DE JÓVENES EN PRIVACIÓN DE LIBERTAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SANT’ANA, Ruth Bernardes de. CULTURA DE ALUNOS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO: DINÂMICAS E CONTEXTOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.53, pp.220-236.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p220-236.

Este artigo empreende uma releitura de publicações consideradas relevantes no debate sobre a relação entre as culturas juvenis e as culturas escolares, com o objetivo de teorizar acerca das formas assumidas pela cultura dos alunos no interior dessa relação no Ensino Médio. A cultura dos alunos constitui um fio condutor importante para a compreensão da escola na vida da juventude numa sociedade em que a escolarização está no centro do processo de desigualdade de acesso a bens físicos e simbólicos. Assim, as questões que este trabalho procurou responder são as seguintes: O que é cultura dos alunos? Como ela se manifesta na escola de Ensino Médio em diferentes contextos sociais?

Palabras clave : Cultura; Alunos; Ensino médio; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )