SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53NO “FIO DA NAVALHA”: PROJETOS DE FUTURO DE JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

TEIXEIRA, Adriano Canabarro; FURINI, Caroline da Silva  e  CAIMI, Flávia Eloisa. A EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE EM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2018, vol.27, n.53, pp.251-270.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p251-270.

A programação de computadores é uma competência técnica com potencial para o desenvolvimento cognitivo humano. Nesse sentido, é fundamental que seja explorada sua aplicabilidade no contexto da educação infantil, tema raro na produção científica na área de Educação. Assim, o estudo objetivou identificar a relação entre o conceito de equilibração majorante de Piaget com as atividades de programação de computadores realizadas por crianças da educação infantil participantes do Projeto Berçário de Hackers. Os procedimentos metodológicos utilizados constituíram-se de pesquisa qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação, envolvendo observação participante nas oficinas e videogravações. O trabalho de campo foi desenvolvido com 19 crianças de cinco e seis anos, sendo selecionados dois estudantes para uma análise mais detida. Os resultados apontam para a presença de indícios de equilibração majorante, manifestada em regulações ativas e automáticas.

Palavras-chave : Equilibração majorante; Programação de computadores; Berçário de hackers; ScratchJr.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )