SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue54EDUCATION, ART AND POLITICAL CULTURE IN POSTMODERNITYGENDER, RACE AND CLASS INTERSECTIONALITY IN THE TEXTBOOKS OF EJA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

SANTOS, Etelvina de Queiroz  and  MOREIRA, Núbia Regina. RECONTEXTUALIZAÇÃO DA POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.54, pp.28-42.  Epub July 10, 2019. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p28-42.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender como se recontextualizam as políticas curriculares para a educação das relações étnico-raciais para o Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do IF Baiano campus Guanambi. Tem como principal referencial as contribuições de Basil Bernstein com a teoria da recontextualização, os estudos de Ball e Bowe sobre ciclo de políticas e, também, os estudos no campo do currículo e das relações étnico-raciais. A investigação questionou como a educação para as relações étnico-raciais é recontextualizada na prática das professoras de Arte, Língua Portuguesa e História da referida instituição de ensino. Os dados foram construídos por meio da análise de documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas. Ao longo da pesquisa, percebeu-se como se efetiva, no cotidiano escolar, por meio da prática pedagógica, o processo de recontextualização das propostas curriculares para educação das relações étnico-raciais.

Keywords : Ciclo de políticas; Relações étnico-raciais; Prática pedagógica; Recontextualização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )