SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue54GENDER, RACE AND CLASS INTERSECTIONALITY IN THE TEXTBOOKS OF EJAPOLICIES FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION AND THE E2030 AGENDA IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CASSULLA, Marcella Hauanna  and  FAUSTINO, Rosangela Celia. CRIANÇAS INDÍGENAS GUARANI NHANDEWA NO NORTE DO PARANÁ: APRENDIZAGENS CULTURAIS E ESCOLARES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.54, pp.59-76.  Epub July 10, 2019. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p59-76.

A criança indígena, na organização sociocultural de cada povo, tem formas próprias de aprender, recebendo cuidados, orientação e atenção dos parentes. Na cultura Nhandewa, todos os espaços da aldeia são espaços de aprendizagem das crianças. Os mais velhos, os tudjás, assim como os Txamõi e as Djaryi, sabedores das tradições, as repassam às novas gerações em situações e espaços propícios, como a Oy Guatsu. Neste texto apresentamos e discutimos elementos da educação da criança Guarani Nhandewa, observados e registrados, especialmente, em suas vivências em eventos culturais, em terras indígenas do norte do Paraná. Evidenciou-se que os professores Nhandewa, com apoio de suas comunidades, têm buscado articular os conhecimentos escolares aos conhecimentos ancestrais, no espaço escolar e nos eventos culturais nas aldeias, configurados como momentos de significativas aprendizagens para as crianças Guarani.

Keywords : Infância indígena; Criança Guarani Nhandewa; Sistemas educativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )