SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número54A INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE EM LIVROS DIDÁTICOS DE EJAPOLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E A AGENDA E2030 NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

CASSULLA, Marcella Hauanna  e  FAUSTINO, Rosangela Celia. CRIANÇAS INDÍGENAS GUARANI NHANDEWA NO NORTE DO PARANÁ: APRENDIZAGENS CULTURAIS E ESCOLARES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.54, pp.59-76.  Epub 10-Jul-2019. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p59-76.

A criança indígena, na organização sociocultural de cada povo, tem formas próprias de aprender, recebendo cuidados, orientação e atenção dos parentes. Na cultura Nhandewa, todos os espaços da aldeia são espaços de aprendizagem das crianças. Os mais velhos, os tudjás, assim como os Txamõi e as Djaryi, sabedores das tradições, as repassam às novas gerações em situações e espaços propícios, como a Oy Guatsu. Neste texto apresentamos e discutimos elementos da educação da criança Guarani Nhandewa, observados e registrados, especialmente, em suas vivências em eventos culturais, em terras indígenas do norte do Paraná. Evidenciou-se que os professores Nhandewa, com apoio de suas comunidades, têm buscado articular os conhecimentos escolares aos conhecimentos ancestrais, no espaço escolar e nos eventos culturais nas aldeias, configurados como momentos de significativas aprendizagens para as crianças Guarani.

Palavras-chave : Infância indígena; Criança Guarani Nhandewa; Sistemas educativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )