SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue54AMONG “TRUE APOSTLES”: A BRAZILIAN EDUCATOR AT CONGRÈS INTERNATIONAL D ‘EDUCATION NOUVELLE (LOCARNO - 1927)THE TEACHING OF MATHEMATICS IN TECHNICAL PROFESSIONAL EDUCATION: A CURRICULAR ANALYSIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves  and  FREIRE, Renata Teixeira Junqueira. ENTRE SIGNIFICAR E DECIFRAR A ESCRITA: A ALFABETIZAÇÃO DE IVO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.54, pp.139-154.  Epub July 10, 2019. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p139-154.

Este artigo analisa gestos da escrita de uma criança de seis anos que frequenta o primeiro ano do Ensino Fundamental, período inicial de sua alfabetização, em 2015. Os dados coletados em uma entrevista informal fazem parte de um projeto de pesquisa institucional em andamento denominado A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil, que se estendeu aos primeiros anos do ensino fundamental, tendo como objetivo compreender como as crianças se apropriam da escrita em contextos educativos formais e informais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizada por meio de observações, entrevistas e experimentos pedagógicos. Neste artigo analisamos os resultados de uma entrevista com Ivo, uma criança de seis anos cujos registros escritos analisados evidenciam o paradoxo entre significar a escrita na vida e decifrar o código alfabético na escola. Conclui-se que, embora a escola alfabetize priorizando o ensino do código alfabético, portanto o aspecto externo da escrita, a criança busca apropriar-se de sua significação social, atribuindo-lhe sentidos que são construídos no entorno da família e de outros contextos.

Keywords : Alfabetização; Cultura escrita; Significado e sentido; Anos iniciais do ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )