SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue54BETWEEN MEANING-MAKING AND DECODING WRITING: IVO’S LITERACY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

GONCALVES, Harryson Júnio Lessa; DIAS, Ana Lúcia Braz  and  PERALTA, Deise Aparecida. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: UMA ANÁLISE CURRICULAR. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.54, pp.155-172.  Epub July 10, 2019. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p155-172.

O artigo visa, a partir da caracterização da Educação Profissional e Tecnológica no sistema educacional brasileiro, discutir necessidades, dificuldades e estratégias didáticas apresentadas por professores brasileiros sobre a Matemática em cursos técnicos da área de indústria de uma escola pública do Brasil. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa qualitativa, construída a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: visitas técnicas à escola investigada, análise de currículos e entrevistas com professores. O estudo revela que a matemática na educação profissional técnica (concomitante/subsequente) apresenta-se como base tecnológica, devendo então estar atrelada à formação matemática dos alunos, superando perspectivas meramente instrumentais de ensino.

Keywords : Ensino de matemática; Currículo de matemática; Educação profissional; Ensino técnico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )