Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
GONCALVES, Harryson Júnio Lessa; DIAS, Ana Lúcia Braz y PERALTA, Deise Aparecida. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: UMA ANÁLISE CURRICULAR. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.54, pp.155-172. Epub 10-Jul-2019. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p155-172.
O artigo visa, a partir da caracterização da Educação Profissional e Tecnológica no sistema educacional brasileiro, discutir necessidades, dificuldades e estratégias didáticas apresentadas por professores brasileiros sobre a Matemática em cursos técnicos da área de indústria de uma escola pública do Brasil. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa qualitativa, construída a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: visitas técnicas à escola investigada, análise de currículos e entrevistas com professores. O estudo revela que a matemática na educação profissional técnica (concomitante/subsequente) apresenta-se como base tecnológica, devendo então estar atrelada à formação matemática dos alunos, superando perspectivas meramente instrumentais de ensino.
Palabras clave : Ensino de matemática; Currículo de matemática; Educação profissional; Ensino técnico.