SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

TAUCHEN, Gionara; BORGES, Daniele Simões  e  CORREIA FILHO, João Manuel. AVALIAÇÃO, REGULAÇÃO E AUTONOMIA DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.55, pp.13-27.  Epub 14-Out-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p13-27.

A demanda pela formação de profissionais, aliada ao entendimento do Ensino Superior como fator de desenvolvimento, contribuíram com a ampliação dos sistemas de ensino na África Subsaariana, demandando ações dos Estados como organizadores, supervisores e fiscalizadores da qualidade das instituições. Situado neste contexto, o presente artigo tem por objetivo contextualizar a organização do Ensino Superior em Angola e analisar o papel regulador do Estado na avaliação e acreditação das instituições. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo narrativa. Por meio da análise dos dados, produziu-se o eixo narrativo Autonomia: dilemas entre avaliação e regulação. Concluímos que em Angola os marcos legais reforçam princípios reguladores do Estado-avaliador, coexistindo com a ideia de autonomia como ampliação da participação política e social. Neste sentido, é necessário articular os processos de avaliação e de regulação, pois o primeiro comporta a autonomia e a diversidade das instituições e sujeitos educativos, os quais podem subsidiar e fundamentar as decisões no âmbito da regulação do Estado.

Palavras-chave : Avaliação; Ensino superior; Autonomia; Regulação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )