SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55GESTIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN ANGOLA: PRÁCTICAS Y LÓGICAS DE ACCESOPROGRAMACIÓN PRESUPUESTARIA EN MENSAJES PRESIDENCIALES: EDUCACIÓN SUPERIOR EN EL PERÍODO DE 2004 A 2016 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SILVA, Ivone Maria Mendes; BORDIN, Aline Paula Pochmann  y  FAVERO, Altair Alberto. AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.55, pp.70-88.  Epub 14-Oct-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88.

Este artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexão que podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematiza ainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto da formação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dos desafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveis à profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de natureza qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaram que os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativas que lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticas profissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso para o trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuada dos profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação e também da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas.

Palabras clave : Autoavaliação; Reflexão; Formação de professores; Educação superior; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )