SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue55TEACHING WORK AND CURRENT CHALLENGES: AND INTERVIEW WITH ÁLVARO MOREIRA HYPOLITOETHNIC-RACIAL RELATIONS: A BRIEF MAPPING ON THE THEME IN THE CONTEXT OF RESEARCH IN EDUCATION IN SCIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

SIVIERI-PEREIRA, Helena de Ornellas; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes  and  SILVA, Ana Maria Costa e. FORMAÇÃO CONTINUADA E IDENTIDADE PROFISSIONAL NA VOZ DE DOCENTES DO BRASIL E DE PORTUGAL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.55, pp.202-220.  Epub Oct 14, 2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p202-220.

A partir da escrita de um memorial formativo feito por sete professores brasileiros e cinco portugueses, buscou-se identificar a percepção de docentes da Educação Básica da rede pública do Brasil e de Portugal sobre o desenvolvimento da formação continuada que vivenciam. Os dados colhidos foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, com o objetivo de estabelecer a relação entre a formação e a construção da identidade profissional e discutir as políticas públicas de formação em vigor no momento no Brasil e em Portugal. Os resultados indicam que nos dois países existe empenho do setor público em atender à demanda de formação continuada dos docentes, mas, aparentemente, não está atingindo a classe de forma efetiva. Percebe-se descontentamento dos docentes com a formação oferecida e desânimo em buscar alternativas, trazendo consequências para a constituição da identidade profissional. Destaca-se que Portugal está implantando uma grande mudança a partir do Programa Flexibilidade e Autonomia Curricular, que poderá ser um indicativo para as políticas públicas brasileiras, mas que ainda requer muitas análises e considerações.

Keywords : Formação contínua; Identidade profissional; Educação básica; Memorial formativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )