SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número56EL DIÁLOGO INTERCULTURAL COMO MÉTODO PARA ARTICULAR UNA EXPERIENCIA ENTRE ESTUDIANTES DE BRASIL Y EL REINO UNIDOLA ETNOGRAFÍA COMO FORMA DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE EN LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

GOMES, Ana Maria Rabelo; FARIA, Eliene Lopes  y  BERGO, Renata Silva. APRENDIZAGEM NA/DA ETNOGRAFIA: REFLEXÕES CONCEITUAL-METODOLÓGICAS A PARTIR DE DOIS CASOS BEM BRASILEIROS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.56, pp.116-135.  Epub 14-Oct-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p116-135.

O artigo aborda as relações entre etnografia e aprendizagem, tema assumido como interface estratégica entre os campos da Educação e da Antropologia. São explorados dois casos - o futebol e as religiões de matriz africana - cujas práticas culturais são difusas e constitutivas da experiência de diferentes segmentos sociais no Brasil, para abordar os processos de aprendizagem nos dois contextos, inclusive das próprias etnógrafas que deles participaram. Assumiu-se a necessária condição situada destes processos, para que fossem apreendidos na riqueza que nos interessava explicitar, ou seja, na forma como essas práticas acontecem e são (re)produzidas especificamente no Brasil. A partir da proposta de aprendizagem situada desenvolvida por Jean Lave, revelam-se algumas das especificidades da prática da etnografia e dos modos de aprender em cada caso, para refletir e buscar anunciar os novos cenários em que estamos construindo hoje nossas práticas e pesquisas com diferentes coletivos.

Palabras clave : Aprendizagem situada; Etnografia; Umbanda; Futebol.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )