SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue56LEARNING AND ETHNOGRAPHY: CONCEPTUAL-METHODOLOGICAL ISSUES FROM TWO VERY BRAZILIAN CASESEDUCATION AND COLLABORATIVE WHEEL: ETHNOGRAPHY OF FORMATIVE PROCESSES AND EXPERIENCES OF PROSTITUTION MOTHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

SCHWEIG, Graziele Ramos. A ETNOGRAFIA COMO MODO DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.56, pp.136-149.  Epub Oct 14, 2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p136-149.

Ao explorar maneiras em que a Antropologia pode compor com os modos de fazer na escola, o artigo discute potencialidades do fazer etnográfico como práticas docente e discente no Ensino Médio. Para tanto, parte de uma experiência de pesquisa e ensino com jovens estudantes de uma instituição de educação profissional de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Neste projeto, elementos da investigação etnográfica permearam tanto o fazer docente, na proposição das intervenções pedagógicas, quanto o percurso de aprendizagem dos estudantes. A partir da análise dos diários de campo produzidos, discutese os usos da etnografia enquanto ferramenta de planejamento e intervenção em contextos educativos. Em específico, entende-se a pesquisa etnográfica na escola enquanto prática de “educação da atenção” (INGOLD, 2010) - ou de cultivo da “atenção imanente” (STENGERS, 2017) - operada tanto por parte dos estudantes quanto da professora, favorecendo a composição de um “plano comum” de aprendizagem.

Keywords : Etnografia; Diversidade; Aprendizagem pela pesquisa; Ensinoaprendizagem; Atenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )