SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número56“RUEDA” DE EDUCACIÓN Y COLABORACIÓN: ETNOGRAFÍA DE PROCESOS FORMATIVOS Y EXPERIENCIAS DE MADRES EN PROSTITUCIÓNAFECCIONES CORPORALES EN UNA PLANTA DE PRODUCCIÓN DE MATERIALES EDUCATIVOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SA, Maria José Ribeiro de  y  SILVA, Maria das Graças. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.56, pp.162-177.  Epub 14-Oct-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p162-177.

O texto insere-se na relação educação e cultura, analisando aspectos de diálogos interculturais entre saberes e práticas culturais Tentehar e a escola no contexto de sua Aldeia, em Amarante, no Maranhão. A pesquisa de campo de abordagem qualitativa possibilitou a elaboração de uma cartografia desses saberes e práticas e a análise da dinâmica escolar. A análise mostra que saberes culturais dessa etnia estão preservados e inseridos no desenho curricular do núcleo diversificado, valorizando a língua Tentehar. Contudo, os professores não indígenas, e até os indígenas, por só usarem o português, colaboram para a manutenção de um ensino que minimiza esses saberes e práticas culturais dos Tentehar.

Palabras clave : Escola indígena; Saberes culturais; Interculturalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )