SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57MASTERS PROFESIONALES EN RED: CONTRIBUCIONES Y DESAFÍOS PARA LA FORMACIÓN DOCENTEFORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN: ANÁLISIS DE LOS PROCESOS DE FORMACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

ROMANOWSKI, Joana Paulin; PRATES, Soraia Carise  y  MARTINS, Pura Lucia Oliver. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.57, pp.61-77.  Epub 16-Dic-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p61-77.

O artigo aborda a formação de professores para a educação básica em comunidades de prática, com o objetivo de examinar as contribuições dessas comunidades realizadas em estágio não obrigatório para o aprendizado da docência. Os aportes metodológicos propostos na Teoria Social da Aprendizagem de Wenger (1998) orientam o estudo. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, considera estudo realizado com estudantes de cursos de licenciaturas em uma escola de educação básica. Os dados foram obtidos por meio de registro das reuniões e por relatos dos participantes. Os resultados indicam que a comunidade de prática favorece o aprendizado da docência quanto à organização do ensino e da aprendizagem, identificação de dificuldades de aprendizagem, investigação de procedimentos de atuação no processo de ensino e contribui na constituição da identidade docente.

Palabras clave : Comunidades de prática; Estágio não obrigatório; Formação de professores da educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )