SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57ENSEÑANZA DE APRENDIZAJE PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN COMUNIDADES DE PRÁCTICAEDUCACIÓN CONTINUA E INVESTIGACIÓN EN LA ESCUELA: PRÁCTICA DOCENTE ENFOQUE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

CARTAXO, Simone Regina Manosso; MIRA, Marilia Marques  y  GASPARIM, Rosangela. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DOS PROCESSOS FORMATIVOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.57, pp.78-94.  Epub 16-Dic-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p78-94.

O texto aborda a formação continuada de professores da educação básica na Rede Municipal de Ensino de Curitiba e tem como objetivo caracterizar os diferentes movimentos formativos, a fim de identificar a existência de processos de organização coletiva dos/com professores no ensino fundamental a partir das próprias práticas produzidas no contexto de trabalho da escola. Apoia-se na epistemologia da teoria como expressão da prática para realizar uma revisão sistemática que toma como referência dados de pesquisas realizadas sobre a formação continuada nessa rede de ensino. Os resultados indicam que, no contexto dos movimentos formativos analisados, há alguns aspectos que podem ser considerados como elementos determinantes na direção de fragilizar a organização coletiva dos docentes: a ausência de um projeto de formação que não se limite ao período de uma gestão no governo, a influência das avaliações em larga escala e a perspectiva da distribuição do conhecimento.

Palabras clave : Projeto de formação continuada; Prática pedagógica; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )