SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57FORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN: ANÁLISIS DE LOS PROCESOS DE FORMACIÓNFORMACIÓN DEL PROFESORADO DE ENSEÑANZA PRIMARIA: INTERFACES CON LA DIVERSIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

RAUSCH, Rita Buzzi  y  SCHLINDWEIN, Luciane Maria. FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.57, pp.95-108.  Epub 16-Dic-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108.

O trabalho aborda resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Blumenau-SC, cujo objetivo foi analisar a relação teoria e prática, registradas em vídeo, de sete professoras dos anos iniciais. As gravações ocorreram nas salas de aula de uma escola pública, uma vez por semana, durante um ano. Paralelamente às gravações, a cada semana as professoras analisaram, coletivamente, uma das aulas. Os aportes teóricos e metodológicos da psicologia histórico-cultural foram fundamentais, tanto para as discussões coletivas, nas quais as professoras problematizavam suas práticas, quanto como ferramenta metodológica na pesquisa. As análises indicaram reflexões densas empreendidas pelas professoras e o impacto nas suas práticas. Pudemos capturar o movimento de transformação e tomada de consciência das professoras. O estudo e análise cooperativa interferiram decisivamente nas ações das docentes, ressignificando suas concepções teóricas e suas práticas docentes, provocando repercussão na própria escola.

Palabras clave : Formação continuada; Prática docente; Reflexão-ação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )