SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57EDUCACIÓN CONTINUA E INVESTIGACIÓN EN LA ESCUELA: PRÁCTICA DOCENTE ENFOQUEANÁLISIS DE PROGRAMAS DE FORMACIÓN DE PROFESORES PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; SILVA, Fabrício Oliveira da  y  SILVA, Ana Lúcia Gomes da. FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERFACES COM A DIVERSIDADE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.57, pp.109-124.  Epub 16-Dic-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p109-124.

O artigo apresenta o perfil socioprofissional de docentes que atuam no Ensino Fundamental, a partir da análise da formação inicial e continuada e suas interfaces com a diversidade. A pesquisa utilizou-se do método Survey, cujos dados foram levantados a partir de um questionário autoaplicável, envolvendo duzentos e oitenta e oito professores(as) de dois municípios baianos. As análises dos dados quantitativos foram realizadas em diálogo com a emergência da diversidade nas políticas de formação de professores(as). O estudo evidenciou como a formação inicial, e sobretudo a continuada, são relevantes para o trabalho com a diversidade na profissão docente. Mostrou ainda que os(as) professores(as) investem na formação continuada, realizando-a com vistas a possibilitar progressão na carreira, bem como para desenvolver saberes oriundos de novas aprendizagens em torno das atividades com a temática da diversidade que realizam nas escolas.

Palabras clave : Formação de professores; Ensino fundamental; Diversidade; Políticas de formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )