SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERFACES COM A DIVERSIDADEO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

PRYJMA, Marielda Ferreira  e  BRIDI, Jamile Cristina Ajub. UMA ANÁLISE SOBRE OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.57, pp.125-143.  Epub 16-Dez-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p125-143.

As reflexões sobre a formação de professores são o tema deste estudo e tentam elucidar como um processo formativo está e esteve sendo realizado no interior de uma instituição pública de educação superior. A coleta de dados pautou-se em duas etapas para a sua realização: levantamento teórico sobre o tema formação de professores; levantamento e análise das propostas formativas indicadas nos documentos institucionais. Os resultados indicam que os Programas como o Esquema I e II, PLI, PARFOR, LIFE, PIBID alavancaram as ações institucionais voltadas para a formação de professores. As políticas se consolidaram nos bastidores institucionais e se transformaram em ações concretas; dessa forma, professores e pesquisadores debruçam-se sobre esses processos formativos, contribuindo, mesmo que modestamente, pela melhoria e aprimoramento dos cursos de licenciaturas na instituição. Finalmente considera-se que a formação de professores implica em uma permanente análise e reflexão, pois na medida em que se avança, novos desafios se apresentam, desencadeando novas necessidades e novas análises e reflexões; é o movimento dialético impulsionando os formadores de professores.

Palavras-chave : Formação de professores; Educação básica; Políticas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )