SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57LA PRÁCTICA CURRICULAR SUPERVISADA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL PARA LA FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESORIDENTIDAD Y FORMACIÓN DOCENTE: METAMORFOSIS DE UNA GUERRERA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

PILONETTO, Roseli de Fátima Rech  y  NORNBERG, Marta. COMPREENSÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.57, pp.157-174.  Epub 16-Dic-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p157-174.

Este artigo apresenta e discute as compreensões de cuidado e educação produzidas por acadêmicas estagiárias do terceiro ano do curso de Pedagogia de uma instituição pública. Os registros foram elaborados durante o estágio supervisionado na educação infantil, especialmente com crianças de 0 a 3 anos. As análises perpassam a produção escrita de memoriais de formação dos sujeitos investigados, os quais, ao relatarem sobre a experiência vivida com as crianças em instituições públicas de educação infantil, reestruturam suas compreensões de cuidado e educação para além dos aspectos físicos e biológicos. Evidencia-se uma ampliação do sentido da docência e das práticas com bebês e crianças bem pequenas favorecidas pela articulação entre elementos práticos e teóricos construídos ao longo da formação, que são potencializados no contexto da prática docente.

Palabras clave : Formação de professores; Cuidado e educação; Memoriais de formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )