SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57COMPRENSIÓN DEL CUIDADO Y EDUCACIÓN INFANTIL PRODUCIDAS EN LA ETAPA SUPERVISADAHISTORIAS DE VIDA DE INICIAR AL PROFESOR EN EL PROCESO DE CONSTITUCIÓN DEL PROFESOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

FALCAO, Giovana Maria Belém  y  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: METAMORFOSES DE UMA GUERREIRA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.57, pp.175-189.  Epub 16-Dic-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v29.n57.p175-189.

Pensar sobre a constituição da identidade docente exige entender este processo como histórico, social e cultural, ao mesmo tempo, que é singular, trilhado por escolhas, ações, intenções, sentimentos e vivências. Este escrito tem por objetivo compreender o processo de constituição identitária de uma professora da Educação Básica na relação com a formação continuada. A pesquisa, de natureza qualitativa, buscou conhecer os movimentos identitários da professora, com apoio nas narrativas de história de vida.1 Mediada pela objetividade do mundo material e pelas relações que estabeleceu, a professora se subjetivou e se constituiu docente, vivenciando neste percurso, principalmente, a personagem “guerreira”. O estudo aponta para a necessidade de olhar para as histórias singulares, respeitando as particularidades e a universalidade, entendendo que, como seres de interação, os professores estão inseridos em contextos concretos, constituindo-se de modo permanente.

Palabras clave : Identidade; Formação de professores; Educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )