SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue57IDENTITY AND TEACHING TRAINING: METAMORPHOSIS OF A STRUGGLERCONVERSATION, SHARING AND TEACHER TRAINING: THE LITERACY, READING AND WRITING FORUM (FALE) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

MORAIS, Joelson de Sousa  and  BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza. AS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS INICIANTES NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.57, pp.190-202.  Epub Dec 16, 2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p190-202.

Este artigo partilha uma pesquisa qualitativa que prima pela abordagem teórico-metodológica das histórias de vida, especialmente por meio do diário de pesquisa e das narrativas orais, realizados com três professoras iniciantes, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa escola pública de Caxias (MA). Os objetivos buscam: compreender as implicações das histórias de vida na constituição da docência de professoras em início de carreira, bem como refletir acerca das potencialidades das histórias de vida no desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. O artigo respalda-se em autores do campo das histórias de vida e narrativas (auto)biográficas em educação. Os resultados evidenciam que as histórias de vida das professoras iniciantes trazem inúmeras implicações profissionais por terem escolhido a docência como vida e profissão, as quais obtiveram contributos pelas suas experiências vivenciadas no passado em fazeres relacionadas à educação, bem como influência da família e das próprias escolhas pessoais para exercer a profissão docente.

Keywords : Histórias de vida; Pesquisa-formação; Professoras iniciantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )