SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue57LIFE STORIES OF INITIATING TEACHER IN THE TEACHER CONSTITUTION PROCESSREFRAME TEACHER TRAINING IN RELATION TO LIVED EXPERIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

RIBEIRO, Tiago  and  SAMPAIO, Carmen Sanches. CONVERSA, PARTILHA E FORMAÇÃO DOCENTE: O FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA (FALE). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.57, pp.203-218.  Epub Dec 16, 2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p203-218.

O presente ensaio é desdobramento de uma pesquisa de doutorado defendida em 2019, cujo objetivo foi pensar acerca do processo de alfabetização de crianças a partir de narrativas de docentes alfabetizadores. As narrativas, fruto de encontros do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bem como a própria proposta de fórum, dão a ver, além de questões ligadas à alfabetização, modos outros de pensar, praticar e viver o processo formativo. O texto centra-se nesta dimensão, convidando a pensar sobre uma formação que se dá na relação com o outro, através da partilha e do conversar como possibilidade transformativa. Defende o formativo como lugar de encontro, descoberta, estranhamento e transformação, dialogando com narrativas de algumas professoras alfabetizadoras participantes da pesquisa.

Keywords : Formação docente; Conversação; Experiência; Singularidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )