SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57HISTORIAS DE VIDA DE INICIAR AL PROFESOR EN EL PROCESO DE CONSTITUCIÓN DEL PROFESORRENUNCIAR LA FORMACIÓN DOCENTE EN RELACIÓN CON LAS EXPERIENCIAS VIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

RIBEIRO, Tiago  y  SAMPAIO, Carmen Sanches. CONVERSA, PARTILHA E FORMAÇÃO DOCENTE: O FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA (FALE). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.57, pp.203-218.  Epub 16-Dic-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p203-218.

O presente ensaio é desdobramento de uma pesquisa de doutorado defendida em 2019, cujo objetivo foi pensar acerca do processo de alfabetização de crianças a partir de narrativas de docentes alfabetizadores. As narrativas, fruto de encontros do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bem como a própria proposta de fórum, dão a ver, além de questões ligadas à alfabetização, modos outros de pensar, praticar e viver o processo formativo. O texto centra-se nesta dimensão, convidando a pensar sobre uma formação que se dá na relação com o outro, através da partilha e do conversar como possibilidade transformativa. Defende o formativo como lugar de encontro, descoberta, estranhamento e transformação, dialogando com narrativas de algumas professoras alfabetizadoras participantes da pesquisa.

Palabras clave : Formação docente; Conversação; Experiência; Singularidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )