SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue58ANTI-INTELLECTUALISM, NEOCONSERVATISM AND REACTIONARYISM IN CONTEMPORARY BRAZIL: THE UNPOLITICAL SCHOOL MOVEMENT AND THE PERSECUTION AGAINST TEACHERSFOR A PLURAL, INTEGRATED SCHOOL AND WITH PARTIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

COIMBRA, Leonardo José Pinho  and  DE SOUSA, Ana Paula Ribeiro. CONSERVADORISMO E (NEO)POSITIVISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.58, pp.67-77.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p67-77.

O texto analisa o Movimento Escola sem Partido a partir de seus fundamentos epistemológicos, políticos e ideológicos, entendidos como dimensões articuladas de um pensamento de caráter autoritário e conservador, que pretende, a despeito de combater a “doutrinação ideológica”, extirpar toda e qualquer possibilidade de uma educação crítica e emancipadora, instituindo um pensamento único na escola. O revigoramento das ideias sobre a suposta imparcialidade do conhecimento expressa uma concepção política conservadora, que visa eliminar a contradição e o movimento da realidade e sua possibilidade de apreensão pela ciência e de transmissão pela escola, advogando que os professores devem se abster de polêmicas e debates e se ater à função de instruir, reservando às famílias a função de educar. Tal movimento é problemático, na medida em que reduz a autonomia do professor e nega a este a tarefa de educar. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter analítico, baseado no método histórico-dialético, fundamentado em categorias filosóficas que visam a melhor apreensão do fenômeno na sua materialidade histórica.

Keywords : Movimento Escola sem Partido; Educação; Emancipação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )