SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número58CONSERVADORISMO E (NEO)POSITIVISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDOESCOLA SEM PARTIDO E A DESTITUIÇÃO DA RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE DO PROFESSOR: CRÍTICA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

(UFSCAR), Caroindes Julia Corrêa Gomes  e  (UFSCAR), Vânia Gomes Zuin. POR UMA ESCOLA PLURAL, INTEGRADA E COM PARTIDOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.58, pp.78-90.  Epub 15-Dez-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p78-90.

Este trabalho problematiza, à luz da Aufklárung, as possibilidades de uma práxis educacional apartidária ao almejarmos uma educação democrática em defesa da liberdade, autonomia e justiça social. A partir das ideias de Immanuel Kant, apresentamos um diálogo com diferentes perspectivas históricas e filosóficas da Aufklárung a fim de refletir a gênese do Movimento Escola sem Partido. Ao impedir uma abordagem plural, o Movimento impossibilita o acesso aos conteúdos e informações historicamente situados e necessários para apreendermos e transformarmos as realidades, promovendo (ainda mais) a invisibilidade e a inexistência das maiorias submissas. A igualdade de direitos não se concretizará baseada em um Projeto mistificador e alienante; mas ao contrário, somente na liberdade de ensinar, aprender, se realizar e se constituir como sujeitos esclarecidos e que ousem saber.

Palavras-chave : Escola sem Partido; Aufklárung; Igualdade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )