SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue58FOR A PLURAL, INTEGRATED SCHOOL AND WITH PARTIESTHE SCHOOL WITHOUT PARTY MOVEMENT AND POSITIVISM: THE ALLEGED "NEUTRALITY" IN QUESTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

FONTE, Sandra Soares Della  and  LEMOS, Cilésia. ESCOLA SEM PARTIDO E A DESTITUIÇÃO DA RESPONSABILIDADE E AUTORIDADE DO PROFESSOR: CRÍTICA A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.58, pp.91-104.  Epub Dec 15, 2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p91-104.

Busca-se compreender e criticar, a partir das contribuições do pensamento de Hannah Arendt sobre a educação, o movimento Escola sem Partido. Destaca-se, em especial, o impacto das suas proposições na descaracterização da função docente. A partir de um estudo teórico bibliográfico de cunho qualitativo, identificou-se que por meio de investidas na elaboração de projetos de leis e pressões sociais diversas, esse movimento confere um clima policialesco sobre a atuação do professor, destituindo-lhe da responsabilidade e da autoridade na condução do trabalho educativo.

Keywords : Educação; Escola sem Partido; Hannah Arendt.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )