SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue58SCHOOL WITHOUT PARTY AND THE DEPRIVATION OF THE EDUCATOR’S RESPONSIBILITY AND AUTHORITY: A CRITIQUE BASED ON HANNAH ARENDT’S THINKINGTHE CLASSROOM UNDER THE WILL OF THE NEUTRALITY OF MEANING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

(UEPG), Carina Alves da Silva Darcoleto  and  (SENAI), Geovani Roberto Kreling. O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO E O POSITIVISMO: A PRETENSA "NEUTRALIDADE" EM QUESTÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.58, pp.105-118.  Epub Dec 15, 2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p105-118.

Este texto tem como objetivo discutir as possíveis relações entre as ideias do Positivismo e do Movimento Escola sem Partido. A perspectiva teórico-metodológica adotada na análise é o materialismo histórico e dialético. Tanto o ideário Positivista como o Movimento Escola sem Partido possuem pretensões de atribuir um caráter de neutralidade às atividades humanas, afirmando que seus preceitos seriam isentos de qualquer ideologia, valor ou interesse de classe social. No entanto, um breve olhar para a História revela que a defesa da neutralidade tem como pano de fundo o objetivo de negar o caráter histórico da luta de classes e dos próprios sujeitos, na busca por estabelecer a hegemonia da classe dominante.

Keywords : Educação; Positivismo; Escola sem Partido; Materialismo histórico e dialético.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )