SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número58LA MIRADA DE MEDUSA: LA OBJETIVACIÓN DEL TRABAJO DOCENTE IN EL MOVIMIENTO ESCUELA SIN PARTIDOLAS ESTRATAGEMAS PSICOLÓGICAS UTILIZADAS POR EL PROGRAMA DEL MOVIMIENTO ESCUELA SIN PARTIDO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado; ARAUJO, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira  y  LEAL, Ione Oliveira Jatobá. A VISÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO: CONCEITOS, TENSÕES E PRÁTICAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.58, pp.250-269.  Epub 15-Dic-2020. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p250-269.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a percepção de professores de escolas das redes públicas e privadas de Salvador (BA), acerca do Projeto Escola sem Partido, bem como as possíveis implicações deste projeto para os movimentos de participação social e de liberdade de expressão do processo democrático brasileiro. Nesta perspectiva, a abordagem investigativa adotada foi o estudo de caso, com o objetivo de entender a questão relativa à percepção do referido projeto e de suas implicações para o cotidiano escolar. Para a coleta de dados e validação da pesquisa utilizou-se de fontes múltiplas de evidências, revisão de literatura, análise documental e aplicação de questionários. Com base na análise de dados, inferimos que a maioria dos professores percebe o projeto como uma ameaça ao processo democrático, já que limita o diálogo, cerceia a liberdade de expressão e lança dúvidas sobre o direito à diversidade.

Palabras clave : Educação; Projeto Escola sem Partido; Percepção; Cotidiano escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )